Proposta da Anvisa adiciona "tags" nos rótulos de alimentos e suplementos no Brasil, focando entendimento mais fácil do consumidor. Veja o que vai mudar.
Uma mudança que está há anos em debate e aprovada há dois, chega em sua fase final. Está terminando o prazo de adequação para a proposta da anvisa sobre a nova formatação dos rótulos de alimentos e suplementos alimentares. As empresas alimentícias devem se adaptar às novas regras até outubro de 2022.
A nova regulamentação é válida para todos os produtos que são embalados na ausência do consumidor e pretente simplificar o entendimento do cliente à respeito de informações importantes, para escolher produtos de acordo com suas prioridades e necessidades alimentares.
Como informa Vinicius Pedote, “A principal mudança será a rotulagem nutricional frontal, que irá destacar na parte da frente das embalagens, com o desenho de uma lupa, a eventual presença de altos teores de sódio, açúcares adicionados ou gordura saturada”, em entrevista ao portal InfoVital.
Como você pode ver na imagem acima, será comum agora nos rótulos uma espécie de "tag" indicando "alto em", onde o fabricante deve mostrar aquilo que se destaca, em quantidade, na tabela nutricional.
A tabela nutricional tambem sofreu mudanças, aquela mesma, que fica geralmente atrás nas embalagens. Além de definir o tamanho de uma porção do alimento, o fabricante deve informar também quantas porções somam ali naquela embalagem, como no exemplo abaixo:




Nossas Redes Sociais