Se você nos acompanha há algum tempo, já entendeu que a sustentabilidade é o único - e sem volta - caminho para harmonia entre progresso, indústria e natureza. Embalagens sustentáveis e biodegradáveis se tornaram então, tendência em todos os nichos de mercado. Empresas e mais empresas se preocupando em comunicar, entre seus valores, sua preocupação com o meio ambiente.
É aí que começa um movimento, ainda pequeno, de intenção um tanto quanto duvidosa; o surgimento de matérias primas de prefixo Bio, que não passam na verdade, de mero apelo sustentável, que na verdade é falso.
Isso se explica no abismo que existe entre sustentabilidade real e falso apelo sustentável. Mas primeiro é preciso entender o que é o quê. O que garante a sustentabiliade de uma matéria está na origem de obtenção renovável ou na destinação, onde a degradação é facilitada por agentes externos que transformam essa matéria em metano, dióxido de carbono, massa orgânica que serve de adubo ou até mesmo água. Dentro desse universo, surgiu então os chamados oxibiodegradáveis, que na verdade estão muito longe da sustentabilidade.
Embalagens feitas com o tal plástico oxibiodegradável tem um processo de degradação gerada por reações químicas em sua estrutura molecular originada por aditivos no processo de fabricação. Esses aditivos, no processo de decomposição da estrutura plástica, liberam metais pesados muito prejudiciais ao meio ambiente, e para piorar, não transformam a molécula plástica em massa orgânica, apenas o divide em micropartículas, como se "dissolvesse" o plástico no meio ambiente.
O resultado: um contaminante mais perigoso ainda, que em solos, lagos, rios e mares, é extremamente prejudicial à todo tipo de vida.
Você, empresário, comerciante ou produtor, provavelmente se preocupa com a coerência que existe entre o que você acredita e o que você oferta, certo? Se você se preocupa com sustentabilidade e utiliza em seus produtos materiais com falso apelo sustentável, coloca em risco toda sua reputação e respeito de sua marca, pois na verdade estará contribuindo para que a natureza seja prejudicada.
![]() |
| 200% Sustentável |
Portanto, não troque o certo pelo duvidoso: sustentabilidade não tem mistério nem segredo. Você pode agregar valor ao seu produto com embalagens verdadeiramente sustentáveis conosco, na Arrieta Print.
Além de matéria prima como o papel kraft, fabricado à partir de fontes 100% renováveis e, após isso, facilmente reciclável, a Arrieta Print ainda conta com apoio ao EuReciclo, garantindo 2 embalagens recicladas à cada unidade de embalagem vendida.
Se você acredita em uma indústria muito mais sustentável, junte-se à gente! Vamos juntos fazer um mundo melhor e deixar sua marca ainda mais forte!




Nossas Redes Sociais