Se você tem um restaurante ou similares, saiba que transformar sua operação em um negócio sustentável só te traz vantagens. Além de ajudar o meio ambiente, você poderá agregar valor em sua marca e atrair clientes em diversas campanhas.
Não é de hoje que o mercado de Food Service está antenado nas tendências em sustentabilidade. O que você talvez não saiba, é que a responsabilidade ambiental também pode impulsionar o ganho de lucros do seu negócio. Você precisará focar em reaproveitamento de materiais, reciclagem e redução de gastos desnecessários. Em contrapartida, será mais ecológico, mais econômico e bem visto pelos consumidores que compartilham essa ideia.
Outro ponto positivo é a diferenciação do seu negócio frente aos seus concorrentes. Essa visibilidade positiva te coloca na frente na hora do cliente escolher onde vai comprar.
Você não perde nada por ajudar nas questões humanitárias e do meio ambiente. As gerações atuais e as próximas são muito mais antenadas à essas questões, assim, além de garantir o futuro do nosso planeta, você garante também o futuro do seu negócio.
Escolhemos 5 passos principais para você transformar seu negócio em um restaurante sustentável, veja só:
- Reutilize e economize nos alimentos
A cultura dos 3 R's pode ser um bom caminho para que você consiga instituir esse pensamento em seu negócio. Trata-se de Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Reduza ao máximo o consumo, compras em excesso e desperdício; Reutilize produtos e materiais que ainda podem ser reaproveitados; Recicle materiais que não são mais úteis e que podem servir para outras cadeias de produção.
Utilize um mesmo ingrediente em vários itens do cardápio, pense nisso quando estiver montando ou atualizando seu menu.
- Invista em uma horta sustentável
Você pode cultivar uma horta própria, no melhor dos cenários. Mas imaginamos que seu tempo seja escasso, certo? Então, aqui vai uma boa ideia: invista em fornecedores que lhe garanta comida saudável e sustentável, priorizando agriculturas familiares.
Apoiar a agricultura familiar é uma boa, pois além de produzir renda para produtores locais, você tem menores chances de ter produtos com agrotóxicos indesejados pelos seus clientes. Outro ponto positivo, é que o produtor local não vai emitir poluentes com logística até sua empresa.
- Separe seu lixo para reciclagem
Se sua cidade tem coleta seletiva, separe seu lixo para reciclagem. Você pode fazer o clássico esquema das cores dos recepientes:
Amarelo: metais
Verde: vidro
Vermelho: plásticos
Azul: papéis e derivados
Marrom: resíduos orgânicos
Caso sua cidade não tenha coleta seletiva pública, você pode procurar uma empresa de reciclagem que faça essa coleta.
- Faça delivery sustentável
O delivery é uma frente muito importante do seu negócio, não é mesmo? Se não for ainda, com certeza será. Para um delivery sustentável, você pode focar em simples ações:
Abandone o uso de plástico e descartáveis;
Invista em frota de veículos elétricos, que não poluem o meio ambiente, como motos ou patinetes elétricos;
Trabalhe com materiais retornáveis, como garrafas de vidros e similares.
Você pode, por exemplo, trabalhar com embalagens 100% recicláveis e sustentáveis como as embalagens da Arrieta Print. O papel kraft é ideal para seu segmento, clique aqui para conhecer melhor.
- Otimize e economize em gastos com energia e água
A mais óbvia dica sobre energia, claro, são as usinas de energia solar. Instalar essas placas no seu negócio é uma grande vantagem e oferecem expressiva economia. Mas além disso, você pode ainda:
Adaptar sensores de movimento à iluminação;
Substituir lâmpadas antigas por Led;
Priorizar iluminação natural para estabelecimentos diurnos;
Para economizar água, aposte em torneiras com fechametno automático.
---
No geral, você também deverá, sempre que possível, contar com a tecnologia. Frequentemente surgem inovações e novidades voltadas para o consumo sustentável. Fique ligado em nosso blog, sempre estamos publicando conteúdo de valor para o seu negócio!



Nossas Redes Sociais