Se você é empresário comerciante do ramo de gastronomia, sabe que manter sua operação não é só preparar comida, abrir as portas e esperar que os clientes venham magicamnte. Há todo um trabalho por trás, além de todo tipo de cálculo para que seu negócio mantenha as contas equilibradas.
Então, para impulsionar ainda mais o sucesso do seu restaurante ou operação de delivery, separamos 6 truques que podem fazer seu cliente consumir mais, aumentando o ticket médio dos seus pedidos e consequentemente ajudando na gestão e fazendo você lucrar mais!
São sacadas que vão da construção do seu cardápio até a forma que você se comunica com seu cliente. Vamos lá?
- Melhore a forma em que seus preços estão expostos (cifrão e números quebrados)
De acordo com pesquisadores da
Universidade Americana de Cornell, os clientes que recebem cardápios sem cifrões (para a gente, R), gastam consideravelmente mais do que os consumidores que receberam menus com cifrão. Então uma dica é simplesmente deixar de usar o R$ no seu cardápio. Alguns comerciantes temem confusões, mas não se confirma, na realidade, nenhum problema relacionado à isso.
Para complementar, ainda sobre isso, indicamos que você evite números cheios ou o famoso 99 centavos nos preços. Amplamente utilizado no mercado, o 99 centavos no final de um preço hoje é admitido pelo cliente como número cheio já, além de passar impressão de que é um valor promocional, podendo passar a ideia de qualidade inferior ou problemas nas vendas. Todavia, continuamos utilizando números quebrados para alavancar o preço dos itens. 70, 80 ou até 95 centavos agregado nos seus itens vão fazer grande diferença no seu caixa e passar completamente desapercebido pelo seus clientes.
Ah, outra dica é colocar esses centavos em uma formatação diferente, menor do que o preço principal, como segue o exemplo abaixo:
- Utilize um item para ancorar seus preços
Especialistas como
William Poundstone pesquisram aplamente sobre ancoragem de preços em cardápios de restaurantes e a conclusão sempre indica que é muito bom ter pratos onde sua função é quase que exclusivamente fazer que você venda mais ous outros itens.
Um exemplo: se nenhum item do seu cardápio passa dos dois dígitos, é interessante que você elabore um item acima de R$100 para ancorar seu cardápio. Qualquer prato que tiver abaixo dele, parecerá muito mais acessível para o cliente, mesmo que a diferença não seja tão grande.
Dar o máximo de detalhes sobre um item pode fazer você vender até 30% mais, acredite. Os detalhes encantam os clientes, pois além de mostrar que não é um simples preparo, deixa claro que você é especialista e só usa produtos de qualidade. Para isso, sempre que possível demonstre as marcas dos seus insumos. Por exemplo:
Ao invés de "Torta de frango com requeijão", elabore: "Deliciosa torta em massa fina, com recheio cremoso de Frango Desfiado e Requeijao Catupiry® Original".
Evite cardápios muito extensos. Quanto mais opções, variações e adicionais, mais escolhas seu cliente terá que fazer. Consequentemente, mais confuso ficará. Não existe um número ideal para uma página de um cardápio, mas indicamos que cada categoria do seu cardápio não tenha mais que 10 itens.
- Regionalize seus principais pratos
De qual região, cidade ou país seu prato principal é? De que cultura ele vem? Que história ele conta?
Essa técnica é difundida em todo o mundo, em diversas culinárias diferentes, e basicamente indica que você utilize termos étnicos ou geográficos nos nomes dos seus principais pratos. Nomes em francês, italiano, ou regionais (como churrascos gaúchos, por exemplo) chamam a atençãoe dão a sensação de serem especiais ou com um preparo que só aquele local oferece.
- No delivery, explore bem os complementos obrigatórios
Se seu negócio é forte no delivery, pode ficar ainda mais. A grande jogada está nos complementos obrigatórios. Em todos os pratos, faça com que seus clientes passem obrigatóriamente por adicionais, complementos, bebidas e sobremesas. Para definir escolha obrigatória, você pode ter a opção "Não, obrigado" com valor zerado.
- BÔNUS: Explore o potencial de suas embalagens
Seja no delivery, na retirada no balcão ou no famoso "embalado para viagem", você tem à sua disposição verdadeiras peças publicitárias! Utilize suas embalagens para falar com seu cliente e lembre-se: só uma boa embalagem garante que sua marca entre na casa do seu cliente.
Personalizando embalagens, além de fortalecer sua marca, você pode divulgar campanhas, ofertas ou até mesmo valores e missões da sua marca.
Que tal criar ou melhorar sua embalagem personalizada hoje mesmo?
Fale com nosso time e faça um orçamento agora mesmo.
Clique aqui e conheça as soluções da
Arrieta Print.
Nossas Redes Sociais